Mostra Baobácine apresenta filmes africanos no Recife

por Catarina de Angola *

Em maio, público recifense terá acesso a filmes do continente africano que raramente são exibidos em circuitos comerciais



Entre os dias 23 e 26 de maio será realizada, no Cinema São Luiz, a primeira edição da “Baobácine - Mostra de Filmes Africanos do Recife”, uma realização do cineclube Fazendo Milagres, em parceria o Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE).

Durante os quatro dias de mostra, serão apresentados sete filmes africanos, entre curtas, médias e longas. Obras “clássicas” e contemporâneas, produzidas no Senegal, Niger, Congo, Mauritânia, Burkina Faso e Mali. Possibilitando ao público recifense o acesso a filmes que raramente são exibidos em circuitos comerciais, ou mesmo nos espaços de cinema autoral.

A mostra Baobácine objetiva não só contribuir com a difusão de obras audiovisuais africanas, mas também incentivar o diálogo entre a realidade de produção e consumo dos cinemas local e nacional, num comparativo com a realidade do cinema africano, e colaborar para ampliar o repertório audiovisual do público local, a filmes ainda considerados “periféricos” e “marginais”. 

“Ao propor a mostra, pensamos na possibilidade de incentivar uma atividade que pudesse se tornar permanente do calendário de Recife, e que pudesse atingir um público pouco maior, para além de cineclubistas e cinéfilos. A proposta de estar em um cinema como o São Luiz é proporcionar o interesse de pessoas que talvez nem saibam da existência dessas realizações nos países africanos”, explica Ludimilla Carvalho, produtora executiva da mostra. 

Além das sessões, a Baobácine contará com um minicurso sobre a trajetória do cinema africano, sua história, realizadores e obras mais representativas, e com uma roda de diálogo sobre as questões que atingem a cinematografia africana. Essas atividades também serão realizadas em maio. Informações sobre inscrições serão divulgadas em breve.  

Os ingressos para os filmes serão vendidos a preços populares e o minicurso terá a entrada gratuita. É possível acompanhar as novidades do festival em: www.baobacinemostra.blogspot.com.br

Serviço: 
Baobácine - Mostra de Filmes Africanos do Recife
Quando: 23 e 26 de maio de 2018
Onde: Cinema São Luiz, Rua da Aurora, 175, Boa Vista, Recife/PE

*Integrante do Terral Coletivo de Comunicação Popular

Comentários

Postar um comentário